A Internet introduziu na rotina dos consumidores, a possibilidade de contratar serviços, fazer compras ou transações bancárias sem sair de casa. Usufruir dessas facilidades porém, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, dentre outros problemas.

CUIDADOS AO CONTRATAR SERVIÇOS OU COMPRAR PRODUTOS PELA INTERNET

  • Identifique o fornecedor: procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail). Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimentos físicos. Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução da questão.
  • Verifique a segurança o site: para contratar, efetuar compras ou transações bancárias pela Internet usualmente é necessário o envio de dados pessoais, número de telefone, endereço para entrega, número do cartão, senha etc. Para evitar que esses dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida, somente os forneça em sites com endereço eletrônico iniciado pela siga “https” e que exiba no canto direito inferior da tela um ícone em forma de cadeado, o qual indica que o fornecedor possui mecanismos de proteção do cadastro.
  • Proteja seus dados pessoais: leia política de privacidade da loja virtual¹ para saber quais compromissos ela assume quanto o armazenamento e a manipulação de seus dados.

 

¹ loja virtual – empresa que anuncia e comercializa produtos ou serviços através da Internet. Podem ter estabelecimentos físicos ou não. A empresa que mantém o site é quem de fato está vendendo os produtos ou serviços.

 

  • Escolha uma senha segura: evite senhas que já são utilizadas em outros sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), número de telefone, palavras conhecidas e seqüências numéricas ou alfabéticas (como 123456 ou abcdef). O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números.
  • Verifique as características do produto: antes de realizar a compra analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que o produto supre sua necessidade. Não se esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas).
  • Prazo e taxa de entrega: o prazo de entrega deve ser especificado. Muitas vezes o preço exibido no anúncio do produto não contém o custo do envio do produto até sua casa. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete.
  • Guarde os comprovantes de transação: após a contratação, imprima e guarde todos os documentos que comprovem a transação, como número da compra, confirmação do pedido e comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc. Normalmente as lojas encaminham esses comprovantes para o e-mail do consumidor.
  • Sites de compra e venda: também conhecidos como “sites de leilão”, são fornecedores de serviços e não de produtos. Oferecem espaço para o anúncio de produtos e, por isso, a compra é intermediada pelo site, mas o produto é do anunciante. Verifique com outros usuários do site, o histórico de negociações do anunciante. Negocie a possibilidade de pagar após ou no ato da entrega, evitando transtornos caso o produto não chegue. Peça um número de telefone fixo para contato além do e-mail. Não deixe de verificar o prazo e a taxa de entrega, a forma de pagamento, o fornecimento de nota fiscal, tempo de garantia do produto etc.

ATENÇÃO: O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial. Para tanto, o consumidor deve formalizar o cancelamento, devolver o produto caso já tenha recebido e solicitar a devolução de qualquer quantia eventualmente paga.

DICAS DE SEGURANÇA

Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que barra a saída de informações) e os mantenha atualizados em seu computador. Existem opções gratuitas como o AVG Free Edition (free.grisoft.com) e o Avast (www.avast.com).

Cuidado com as mensagens recebidas em seu e-mail. Não abra mensagens de remetentes desconhecidos. Tenha especial cuidado ao abrir anexos e acessar links enviados, pois eles podem conter vírus ou programas que visam capturar suas informações. No programa leitor de mensagens, desative as opções que permitem abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados aos e-mails.

Desconfie de mensagens que prometem prêmios, informem irregularidades em seus dados cadastrais, enviem fotos, mensagens de amor ou amizade, cartões virtuais etc. Se tiver dúvidas, procure contatar o remetente por telefone antes de qualquer ação. Se não for possível confirmas as informações, opte por apagar a mensagem antes de abri-la.

Nunca realize transações on-line em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos pois podem não estar adequadamente protegidos.

Troque periodicamente a sua senha do Internet banking e de sites se comércio eletrônico.

One thought on “Comércio Eletrônico”

  1. Maicon Paiva

    Esse ano de 2020 foi tudo muito complicado cada vez uma
    nova bomba aparecia. Espero que 2021 seja mais calmo.
    Super agradeço pelo seu artigo foi bem útil. Compartilhei
    no meu pinterest e obrigado pela informação.

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